Novo MICRO PLC da VIPA

 

A VIPA apresenta um novo sistema de controlo compacto, extremamente rápido e de elevado desempenho – Micro PLC

Com a introdução do novo MICRO PLC, a VIPA eleva o seu segmento de controladores para um novo patamar.

Desenhado como um PLC individual, destaca-se pelo seu design moderno, tamanho compacto, elevado desempenho e densidade de pontos de ligação, com um custo muito reduzido.

 
Design revolucionário

O MICRO PLC inclui um display e um conceito de funcionamento que permite ao utilizador ver rapidamente a informação essencial de controlo do sistema. O resultado é um design actual e funcional, único no mundo da automação.

O novo MICRO (como o nome sugere), é extremamente compacto. São oferecidas novas soluções no que diz respeito aos requisitos de desempenho, espaço, optimização de tamanho e custos totais. Com uma largura de menos de 72mm, este PLC da VIPA é 50% mais pequeno do que os controladores do segmento micro do mercado.

 
Rapidez

Para além de compacto, o destaque do novo MICRO está associado à tecnologia SPEED7 que permite a mais alta frequência de relógio e execução de programas. Desta forma torna-se possível um processamento rápido, por exemplo para posicionamento preciso e tarefas de controlo diversas.

Benefícios adicionais de velocidade permitem um barramento de transmissão de 48Mbit/s. Com o desempenho do CPU igual ao de um de grandes dimensões, o PLC MICRO é o micro controlador mais rápido do mercado.

 
Elevada densidade de pontos de ligação

Um factor positivo adicional é a elevada densidade de pontos de ligação. Com 30 canais I/O digitais e analógicos integrados, oferece também múltiplas opções como um CPU individual, e pode ser expandido até 8 módulos. Com o lançamento deste produto estarão disponíveis os seguintes módulos digitais: 16DI, 16DO, 16DIO e 8DO a relé). A gama de expansões será alargada de modo a disponibilizar todos os tipos de módulos comuns no mercado.

No máximo de expansão modular, o utilizador tem até 158 canais I/O disponíveis para as suas tarefas de automação.

 
Tecnologia de terminais de mola

As fichas de ligação do MICRO são individualmente amovíveis e portanto próprias para pré-ligação. Equipados com a tecnologia push-in podem ser instalados e substituídos rápida e facilmente, e sem necessidade de ferramentas, reduzindo assim os tempos de paragem das instalações e sistemas, tornando a manutenção rápida e eficaz. Adicionalmente as fichas possuem terminais de mola que, mais do que facilitar as ligações, também resistem às vibrações, fazendo com que se torne desnecessário o reaperto dos parafusos de ligação.

 
Fácil diagnóstico

A alocação de indicadores LED de I/O, directamente na própria ficha de ligação, permite ao utilizador uma fácil e transparente atribuição do estado do canal mesmo com a elevada densidade do mesmo. Adicionalmente, a VIPA oferece ao utilizador um acesso de diagnóstico fácil e actualizado através de um adaptador Bluetooth opcional, permitindo assim o acesso rápido e fácil à visualização e funcionamento através de smartphones e tablets comuns, bem como diagnósticos detalhados – ideal com a nova app da VIPA. Esta app é uma coleção compacta de informação que é fornecida na página da VIPA (www.vipa.com) e oferece acesso directo e descomplicado a informação sobre o produto.

 
Interfaces, comunicação e memória

Existe um switch activo de 2 portas para acesso online, programação e comunicação. Este switch está preparado para futuras aplicações de PROFINET (PROFINET Ready). A gama de funcionalidades do MICRO pode ser simplesmente estendida através de atualizações de firmware, características previstas para breve, por exemplo PROFINET e Webserver.

Como padrão, o PLC MICRO comunica via Ethernet TCP/IP (comunicação aberta, ModbusTCP, entre outras), o utilizador tem também a opção de usar a função slave do PROFIBUS, PtP e MPI através de um módulo de expansão. Funcionalidades adicionais do Sistema SLIO, como uma memória maior ou ligações Fieldbus, podem ser activadas se necessário recorrendo ao VIPA Set Card (VSC), que é único no mundo da automação.

Na versão base, o MICRO tem 64kByte de memória funcional, que pode ser expandida até um máximo de 128kByte via VSC. Uma grande vantagem deste equipamento, e de todos os actuais CPU VIPA, é a memória totalmente não volátil.

Os dados são guardados caso haja falha de energia e não será necessária qualquer outra medida de segurança, simplificando a estrutura do programa, sendo um grande benefício adicional para as aplicações.

 
Aplicação alvo

O novo PLC MICRO pode ser utilizado como um pequeno ou micro controlador de elevado desempenho, na produção de máquinas em série ou não, assim como para controlo centralizado ou descentralizado nas instalações. Devido ao seu design é igualmente ideal para automação de edifícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *