Wenglor: Novo IO-link master EP0L001

Flexibilidade máxima: a interface perfeita entre o controlador e a tecnologia de sensor inteligente

O novo IO-Link Master da Wenglor permite comunicação de dados inteligente

Com o novo EP0L001 IO-Link master, a Wenglor sensoric disponibiliza um módulo multiprotocolo ideal para comunicação ao nível das redes de campo. Podem fácil e flexivelmente ser incorporados, até 8 sensores e atuadores compatíveis com IO-Link (Versões 1.0 e 1.1). O controlo dos sinais vindos dos sensores/atuadores pode ser feito via Ethernet industrial.

No contexto da indústria 4.0, os centros de produção e logística, bem como máquinas inteligentes e a otimização dos processos via manutenção preditiva, o novo EP0L001 I/O-Link master é a interface perfeita entre o controlador e os dispositivos de campo inteligentes.

Em particular, para a nova geração de sensores fotoeletrónicos da série PNG//smart. Esta série possui sensores de elevado desempenho e altamente comunicativos. O EP0L001 é o módulo ideal para ligar os sensores a níveis de rede superiores.

Todos os dispositivos trocam dados em tempo real acerca dos estados do sistema durante o processo de execução. Assim sendo, podem ser ajustados dinamicamente às condições de funcionamento. Tal permite a otimização continua do processo, garantindo a qualidade na produção e evitando paragens do sistema.

Equipamentos que fornecem conveniência e segurança

As oito portas M12, compatíveis com IO-Link, podem ser configuradas de forma livre e flexível no que diz respeito à alocação do módulo, reduzindo o custo de cada canal ao mínimo.

4 das 8 portas são apresentadas como variantes de classe B para poderem disponibilizar de uma maior corrente de carga – como é frequentemente exigido pelos atuadores. Mesmo os atuadores mais potentes não são deixados de fora, graças à capacidade de fornecer de modo continuo corrente de até 2A por porta classe B (total: 8A). O fornecimento de energia a todos os componentes é assegurada pelas novas fichas M12 L-coded, que também oferecem a oportunidade de ligar módulos de campo adicionais. No caso de um dispositivo terminal falhar, o isolamento elétrico garante que a comunicação do módulo não seja interrompida e que os distúrbios sejam rapidamente eliminados. Um total de 12 entradas digitais, 8 saídas digitais ou configuração através de 8 portas compatíveis com IO-Link permitem uma maior diversidade de ligações e uso eficiente do master.

Multiprotocolo: PROFINET e EtherNet/IP™

Uma vantagem adicional do master IO-Link é a sua capacidade de comunicação com os protocolos industriais PROFINET e EtherNet/IP™. O protocolo respetivo pode ser selecionado no master por via do seletor rotativo, tornando outros dispositivos adicionais supérfluos. O switch de 2 portas permite topologias em linha ou em anel. Dependendo do protocolo utilizado, o master IO-Link cumpre funções tais como inicialização rápida, partilha de dispositivos and “Device Level Ring”, e suporta protocolos de redundância.

Ideal para ambientes industriais agressivos

A caixa de zinco fundido sob pressão, é extremamente compacta e robusta, sendo indicada para ambientes industriais agressivos devido à proteção IP65/IP67/IP69k. Quaisquer que sejam as condições ambientais extremas, o IO-Link master funciona de forma fiável numa gama temperaturas de -20 a +70ºC. O seu peso reduzido (500g) também o qualifica para aplicações de movimentação ou instalação direta em máquinas. A Wenglor também fornece componentes de ligação adequados

Resumo de características:

  • 8 portas M12 configuráveis de forma flexível, compatível IO-Link
  • switch de 2 portas D-coded, configuráveis para rede PROFINET ou EtherNet/IP™
  • Caixa, robusta e compacta, de zinco fundido sob pressão
  • Web server integrado

 

(Mais informação aqui)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *